Equipes de Incubação

Conheça as equipes de incubação

As equipes de incubação são formadas por educadores e educadoras de diversas áreas de formação. Tem atuação, por princípio, interdisciplinar. A cada projeto, são formadas equipes adequadas à atuação proposta que devem realizar um diagnóstico da realidade dos grupos populares, acompanhar semanalmente estes grupos, além de avaliar e sistematizar o trabalho realizado. Atualmente, a ITCP/Unicamp conta com três equipes:

Equipe Rede

A Equipe Rede tem por objetivo incubar associações, cooperativas ou grupos informais de catadores de material reciclável. Durante a trajetórias da ITCP Unicamp a equipe já atuou com diferentes cooperativas de Campinas. A incubação tem como foco o trabalho conjunto com os cooperados e cooperadas sobre os princípios do cooperativismo, autogestão, políticas públicas e cadeia produtiva da reciclagem, tema tão importante para o país e para o município. Dessa forma, busca trabalhar o reconhecimento da atuação dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, como essencial para a cadeia produtiva. A equipe também atua na busca por editais públicos e privados voltados para esse tipo de empreendimento e na escrita dos projetos em conjunto com a cooperativa.

Equipe Corpo

A equipe Corpo surge para incubar o grupo Contágio de customização de roupas que tinha como identidade coletiva o fato de serem portadores do vírus da AIDS e estarem inseridos na rede nacional de pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids (RNP+). Posteriormente começou a incubar a Associação Mulheres Guerreiras, associação de profissionais do sexo no município de Campinas. O acompanhamento dos grupos tem o objetivo central de colaborar na ampliação das condições de cidadania e luta por direitos dessa categoria da população. Para a ITCP o cerne do trabalho com essa população é contribuir para sua organização social e autonomia, contemplando a demanda das mulheres, principalmente aquelas mais excluídas. A atuação da equipe, transformou profundamente o debate de gênero dentro da ITCP.

Equipe Agricultura

Essa equipe vem trabalhando desde de 2002 com diferentes grupos populares na cadeia da agricultura e da produção de alimentos. O foco do trabalho da equipe está na organização da produção e da comercialização autogestionada dos alimentos, além de questões de gênero e raça trabalhadas de maneira transversal ao trabalho de incubação, principalmente porque os grupos incubados são majoritariamente composto por mulheres negras. Muitos trabalhos da ITCP foram realizados junto à Associação das Mulheres Agroecológicas (AMA) do assentamento 12 de outubro de Mogi-Mirim e atualmente ao Grupo de Consumo Responsável das Mulheres Agricultoras do acampamento Elizabeth Teixeira em Limeira.